segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Dez soluções para acabar com sua cólica menstrual


Você sabe por que as mulheres têm cólicas menstruais? Todo mês o organismo da mulher passa por um ciclo hormonal que assim prepara para uma gravidez.

Associado a esse ciclo, no útero, o endométrio, que é o tecido de revestimento da cavidade uterina, sofre um processo de espessamento que o prepara para o recebimento da futura gravidez.

Quando essa gravidez não ocorre, há o desprendimento desse tecido que sai na forma da menstruação. As cólicas têm origem pela atividade na contração da musculatura uterina que expulsa o sangue e tecido acumulado em sua cavidade, bem como, pelo rompimento das células endometriais, há uma liberação de prostaglandinas na circulação que aumentam essas cólicas.

Para melhorar ou até acabar com essa dor chata, o ginecologista Jurandir Passos, do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica, fala sobre as ações mais indicadas para a redução das cólicas:

1. Anticoncepcional: os anticoncepcionais têm, em sua maioria, o efeito colateral da diminuição do espessamento endometrial, que, por consequência, diminui a intensidade das cólicas. Ele também deixa a menstruação com menor volume de sangue, que leva à menor atividade da musculatura uterina, diminuindo ainda mais as cólicas.

2. Anti-inflamatórios: as medicações anti-inflamatórias atuam diretamente na ação das prostaglandinas que são liberadas no período menstrual, diminuindo assim a dor da cólica. Os anti-inflamatórios mais indicados são os não esteroides, como o ácido mefenâmico, ibuprofeno e naproxeno. Além de terem ação direta na melhora da dor, eles atuam também diminuindo o volume menstrual. Consulte um médico para saber qual o remédio mais indicado para o seu caso.

3. Calor local: o uso de bolsas de água quente na região inferior do abdome ajuda a diminuir a sensação de cólica. O calor tem ação anti-inflamatória.

4. Acupuntura: esta técnica pode ajudar a diminuir os quadros de cólica menstrual.


5. Estímulo elétrico: foi lançado recentemente no mercado um dispositivo que libera pequenos impulsos elétricos e está indicado para a diminuição dos quadros dolorosos, entre eles, a cólica menstrual. Os estímulos do aparelho são aplicados na região do baixo ventre e sua potência pode ser regulada para obter o melhor resultado possível.

6. Exercício físico: os exercícios ajudam a liberar substâncias analgésicas, como as endorfinas, que melhoram as dores da cólica.

7. Alimentos: vários alimentos podem ajudar a diminuir a cólica menstrual. Há os que aliviam os sintomas, como brócolos e couve-flor, e os anti-inflamatórios, como peixes ricos em ômega 3, feijão e nozes. Alimentos ou bebidas com cafeína podem piorar a cólica, então evite!

8. Meditação e ioga: por meio do relaxamento, a mulher pode conseguir a diminuição das cólicas menstruais.

9. Vestuário: roupas muito apertadas podem piorar a sensação da cólica. Procure utilizar roupas mais folgadas nesse período.

10. Deitar de barriga para baixo: é colocada como posição em que a mulher pode assumir durante o dia ou à noite e que ajudariam a diminuir as dores das cólicas pelo aumento do calor local.

Mas não se esqueça: cólica muito intensa pode estar relacionada a problemas mais sérios, e deve ser diagnosticada corretamente por um médico!
Font: http://br.mulher.yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...